sexta-feira, 26 de outubro de 2012

COMENTÁRIO SOBRE O FILME "LIXO EXTRAORDINÁRIO"



O documentário retrata a realidade de um aterro sanitário na Cidade carioca de Duques de Caxias no Rio de Janeiro, dirigido pelo artista plástico e fotografo Wik Muniz, brasileiro que mora em Londres. Aborda a importância da arte num ambiente totalmente menosprezado até então, Assim como Clóvis Júnior esboça em suas telas o contexto sócio cultural paraibano, representado pelo folclore, carnaval, dança e entres outros, Muniz, se apropriou da realidade dos recicladores de materiais sólidos para produzir seu trabalho em beneficio destes trabalhadores.
O meio ambiente é uma temática efervescente e preocupante nos dias atuais para a sociedade de modo geral, lixo extraordinário nos desperta uma reflexão acerca dos diversos tipos de materiais que descartamos diariamente na natureza. O aterro de Gramacho, como mostrado no documentário, parecia tão insignificante quanto os trabalhadores que ali subsistiam, muito embora, a ideia do artista manifestou a valorização não do ambiente como meio de sobrevivência como também resgatou de certa forma a dignidade dos recicladores.
As obras criadas em Gramacho descreveu a identidade sócio cultural dos habitantes daquela região, pois cada trabalhador foi homenageado com uma tela, que inclusive são imagens muito dinâmicas e representativas, a exemplo do homem da banheira, que conta sua historia no documentário, afirmando que certo dia encontrou uma foto do filosofo Maquiavel (Niccolò Machiavelli), e a partir de então começou a ler todos os seus livros, cuja leitura lhe proporcionou a liderança da associação dos trabalhadores em reciclagem. Portanto, além do morto da banheira e a mulher da bacia, outros trabalhadores tiveram seu quadro projetado com resíduos dispensado no aterro, de fato as telas produzidas são apreciativas e representam características artísticas muito criativas, como as cores, a forma da imagem, a luz, a linha, entre outros aspectos.







Encarte do documentário "Lixo Extraordinário"








FICHA TÉCNICA:
Autor: Wik Muniz
Direção: João Jardim, Karen Harle e Lucy Walker
Ano de filmagem: agosto de 2007 a maio de 2009
Gênero: documentário
Duração: 90 minutos




Nenhum comentário:

Postar um comentário